- Área: 8480 m²
- Ano: 2016
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Fotografias: Studio Hans Koistinen , Mika Huisman, JKMM Architects
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Fabricantes: Amkel, Artigo, Cembrit, Fils, Formica, Plaka, Soprema
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova cidade de Kalasatama está em rápido crescimento e tem agora a própria creche e escola. Os arquitetos elaboraram este colorido projeto que não possui carteiras tradicionais e salas de aula convencionais.
Em 2010, a Prefeitura de Helsinki organizou um concurso com carta convite para o projeto da escola, onde os arquitetos de JKMM Architects venceram com a proposta "Wigwam”. O edifício segue a influências das ruas ondulantes do entorno e abriga um pátio em seu interior.
Foi projetada para ser um edifício público convidativo, que se destaca das edificações que está inserido. Seu formato escultórico assume um lugar visível na estrutura urbana entre a Rua Junonkatu e o parque Kalasatamanpuisto.
A ideia da escola é crescer juntamente com seus usuários, e aumenta de tamanho a partir de uma creche térrea para um edifício de três pavimentos para os alunos mais velhos. A primeira fase, concluída em 2016 inclui a creche e primário além das instalações esportivas. A segunda fase irá completar a implantação ao redor de um pátio, e abrigará mais salas de aulas e lanchonete, área de alimentação, palco para apresentações e biblioteca, para atingir os 700 alunos previstos.
O edifício ondulante possui estrutura de concreto armado, com pisos de concreto moldado in loco e cobertura com madeira. As grandes projeções da cobertura protegem a estrutura. Junto ao pátio, existe uma circulação que envolve todo o edifício e serve de área de transição coberta para a área aberta. A parede externa do edifício da escola foi criada com um jogo de diferentes cores feitas de placas de fibrocimento, que não exigem manutenção. Painéis de malhas metálicas são utilizadas para proteger do mau tempo e do brilho solar direto.
As salas de aulas foram projetadas para dar suporte às premissas básicas das pedagogias mais atuais, proporcionando estímulos e incentivando interatividade. As carteiras dos alunos e a mesa do professor desaparecem para dar lugar a um mobiliário multifuncional onde os alunos circulam em diferentes ambientes nas aulas. As soluções de espaço e mobiliário aproximam os alunos do professor e podem ser modificados para diferentes situações de ensino, onde até as paredes podem ser abertas.
O edifício é uma ferramenta educacional em si. Todos os equipamentos e funções técnicas são aparentes para serem vistas e estudadas pelos alunos. Eles podem ver de onde vem o ar fresco e onde que vai a água. O trabalho da equipe de funcionários da escola também não é oculto: as salas dos funcionários e professores possuem grandes aberturas e transparência, criando espírito comunitário e desenvolvendo as habilidades sociais.
Os equipamentos técnicos aparentes confere aos interiores uma ambiência industrial e gráfica, como se estivessem dentro de uma grande máquina. Grande superfícies de madeira ornam os interiores, com toques de cor para alguns destaques: verde para as crianças mais novas vermelho para as mais velhas.
No núcleo de cada célula educativa - uma unidade educacional para 75 alunos - é um grande espaço comum onde estão agrupadas as 'salas de aula'. Aqui está um mobiliário que parece um ninho de pássaros, incentivando a integração de alunos.
Todo mobiliário de armários e elementos fixos foram projetados pelos arquitetos e foram especialmente desenhados para as necessidades pedagógicas da escola. A escolha de materiais foi afetada pelo fato de que o uso de sapatos no interior do edifício é proibida.
As mesas e cadeiras convencionais foram complementadas por bancos circulares, pufes e bolas de ioga, onde todos os móveis não fixos podem ser facilmente movidos.
O edifício é parte do projeto Percent for Art, que incentiva a colaboração de artistas no ambiente de ensino. A primeira fase inaugurada possui um mural pintado por Heli Hiltunen para a creche, e ainda não foi divulgado o nome do artista responsável pela segunda fase da escola, ainda em construção.